Resenha: Six Of Crows

  • O enredo de Six Of Crows é um tanto simples: uma gangue de trapaceadores, marginais e assassinos recebe uma proposta de um trabalho impossível. E, a partir daí, a história se desenrola.

    Leigh Bardugo, porém, apostou na construção dos personagens. Cada protagonista é desenvolvido de maneira fenomenal. A autora nos apresenta personagens com bagagens emocionais cheias, passados difíceis e um emocional muito elaborado. Cada personagem tem tamanha o peculiaridade! São trabalhados de forma excepcional, trazendo consigo não só seu presente, mas também seu passado. Em meio a flashbacks, vamos conhecendo um pouco mais da história de cada um e entendendo, então, como se tornaram quem são. São personagens fortes, originais e autênticos que são a grande alegoria da história.

    A autora desenvolveu uma maneira de fazer o leitor empatizar com os personagens de modo que é impossível não se apegar e se importar com eles. Apesar de serem ladrões e assassinos, eles são personagens, ainda, muito sensíveis e relacionáveis. De certo modo, conseguem justificar seus atos e fazer o leitor ver que não há apenas mal neles. Há muito cinza entre o preto e branco do bem e do mal que eles causam.

    O enredo do livro é desenvolvido de modo sutil, um tanto lento para que conheçamos os personagens antes de embarcar nesta aventura com eles. Embora seja um enredo simples e um tanto previsível, estamos tão conquistados por cada protagonista que na verdade nem percebemos ou nos importamos com isso. A trama é tecida de maneira que consigamos acompanhar cada minuto meticulosamente, e nos faz afundar de cabeça na história, de modo que fica difícil soltar o livro.

    O modo meticuloso da autora, porém, acaba sendo um pouco cansativo. Todo o tempo que ela perde para desenvolver o passado e o presente dos personagens acaba fazendo um buraco onde ela poderia desenvolver uma história mais original e complexa. Trazer mais elementos para o mundo criado e enriquecer mais a trama com ação e complexidade.
  • De modo geral, achei a história muito boa. Embora tenha tido alguns problemas com o enredo, gostei bastante da obra. É um tipo de livro que irá te levar para uma viagem diferente, porém tão boa quanto qualquer outra. Por ser mais focado nos personagens, a leitura é diferenciada. Deliciosa, porém. Indico para qualquer um que queira ter uma experiência diferenciada e uma boa leitura!

Comentários